sábado, 13 de novembro de 2010

Unidade 4 – atividade 4

Experiências com o uso de tecnologias no currículo
  

O uso de tecnologias na escola têm trago diversas experiências positivas para a Escola Municipal Gustavo Capanema, pois tem possibilitado os professores desenvolveram seus conteúdos de forma diferenciada e prazerosa, porque os alunos quando estão no laboratório de informática tem a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, além é claro de estarem fora da sala de aula.
No entanto, foram necessários alguns ajustes, pois os alunos têm a visão de que o laboratório de informática é um ambiente de pesquisa, de comunicação (chat, redes sociais etc.), assim os professores tiveram que conhecer melhor como trabalhar o uso das tecnologias na escola, porque como era usual o datashow, o DVD, a TV, o professor tinha o comando da aula, e direcionava os conteúdos necessários. Porém, quando se iniciou os trabalhos com os computadores, principalmente com o acesso à internet, muitos professores se viram perdidos, pois os alunos dispersavam do objetivo pretendido da aula, navegando em outros sites, que não eram os propostos pelo professor. Assim, o professor teve que buscar novas formas de usar os computadores, utilizando-os como ferramenta de busca e informação, e principalmente utilizando/integrando outros recursos disponíveis na escola, como do datashow.  
A partir daí, os professores conseguiram assimilar o uso das tecnologias com os conteúdos das disciplinas, e formaram uma rede de construção de conhecimento, pois alguns professores se uniram e propuseram trabalhos interdisciplinares em suas aulas, assim o professor de Geografia, não trabalha somente seu conteúdo mas também, Matemática, Língua Portuguesa e outras, além de possibilitar ao aluno o conhecimento de novas realidades que não estão nos conteúdos, desenvolvendo o processo de aprendizagem, e transformando o currículo em pequeno grão de areia, diante de um oceano de possibilidades de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário