sábado, 13 de novembro de 2010

Unidade 4 – atividade 5

Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
  

Projeto Leitura e Tecnologia: uma roda de interação


Introdução:
O projeto pretende aproximar o educando da leitura, incentivando o hábito da leitura, sendo que o mesmo englobará a realização de rodas de leitura com o uso de tecnologias, com o intuito de ampliar a capacidade da produção de textos orais e escritos.

Tema: Leitura escrita e oral com o uso de tecnologias

Turma/série: 8º ano

Período: 16 de novembro a 10 de dezembro de 2010

Justificativa:
Como vivemos em um mundo repleto de inovações tecnológicas é necessário que possibilitemos a inserção da leitura juntamente com o uso de tecnologias possibilitando uma aprendizagem diferenciada e prazerosa, que busca incentivar o hábito da leitura mediante novas possibilidades de se construir o conhecimento.

Objetivo:
Incentivar o hábito da leitura com o uso das tecnologias existentes na escola, despertando no educando uma visão crítica de mundo, produzindo e interpretando com eficiência e coerência.

Metodologia:
Pesquisa na sala de informática envolvendo leitura, interpretação e produção de textos;
Rodas de leitura com o uso de tecnologias, como forma de despertar o interesse por novas leituras;
Apresentação de textos diversificados;

Desenvolvimento:
Inicialmente os alunos serão incentivados a lerem alguns livros de literatura brasileira; em seguida serão formadas rodas de leitura, com as seguintes propostas:
Rodas de leituras formadas com a utilização de celular como meio de produção de textos, onde os alunos se comunicarão trocando informações sobre o livro através de mensagens;
Rodas de leituras formadas com os computadores e internet, para a confecção de slides para serem apresentados aos demais alunos através do Datashow;
Rodas de leituras formadas para a pesquisa de biografias dos autores, produção de textos, para discussão entre os alunos.
Grupos de discussões sobre os livros de literatura brasileira propostos para leitura.

Recursos didáticos:
Livros de literatura brasileira;
Computador;
Internet;
Datashow;
Celular.

Avaliação:
A avaliação dar-se-á através da participação e interação dos alunos durante as atividades propostas. Sendo que cada aluno apresentará uma auto-avaliação de sua aprendizagem através do uso das tecnologias nas aulas de Língua Portuguesa. Esta auto-avaliação será incentivada em um grupo de discussões, incentivando o aluno a expor sua própria opinião, criticando, sugerindo, sobre sua aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário