sábado, 13 de novembro de 2010

UNIDADE 4 – ATIVIDADE 7


Conceito de Currículo e o processo de integração das tecnologias no Currículo


Formalmente o Currículo é a organização das disciplinas escolares para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades, para a concretização das  intenções dos sistemas educacionais. O currículo imprimi ainda a idéia  de aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
No entanto, o currículo abrange todas as experiências vivenciadas pela prática pedagógica na escola, imprimindo uma identidade à escola e a quem participa dela, permitindo que o conhecimento extrapole os limites da escola, impulsionando um movimento dialético de (re)criação de conhecimento de acordo com o que a sociedade deseja.
E a inserção das tecnologias no Currículo Escolar possibilita outros mecanismos de troca de informações, interação e colaboração entre os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, potencializando mudanças na prática pedagógica, levando a ações pedagógicas significativas na construção do conhecimento pelo educando, como produto de seu próprio engajamento intelectual e social. Além, é claro, de propor uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico sobre o currículo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário